Buscar
  • Meritor

5 ferramentas para gestão da qualidade

Confira na lista abaixo algumas ferramentas da qualidade presentes em nosso dia dia! Essas ferramentas tem como objetivo mitigar e investigar quais quer tipos de possíveis erros ou falhas.


FMEA:

Failure Mode and Effects Analysis, ou seja, Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial. É um método analítico e preventivo aplicável a projetos e processos para identificar e analisar as possíveis falhas, seus efeitos e definir/tomar ações para minimizá-las ou evitá-las. Ou seja, prevenção ao invés de correção!

Modo de falha está relacionado ao fato de como um processo pode ser levado a operar de maneira deficiente e é composto por três elementos: Efeito, causa e detecção. Efeito é a consequência que a falha pode causar ao cliente; Causa é o que indica a razão da falha ter ocorrido e detecção é a forma utilizada no controle do processo para evitar as falhas potenciais.

Quais os tipos?

FMEA de produto: Também conhecida como FMEA de projeto, avalia as falhas que ocorrem ou podem ocorrer em um produto ou projeto, novo ou já existente.

FMEA de processo: Considerando a sequência de atividades em um processo, é realizado um levantamento de todas as possíveis falhas e seus impactos em suas etapas de planejamento e execução,

para que, dessa forma, o processo seja melhorado. Assim como a FMEA de produto, pode ser implementada em um processo novo como também em um já em operação.

POKA-YOKE:

Essa ferramenta que pronuncia-se poca-iôque, é um dispositivo à prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos. É uma técnica que previne a ocorrências de falhas "(preventivo)" ou detecta uma falha caso esta ocorra impedindo que o produto não conforme chegue ao cliente "(detectivo)".

TRY-OUT:

É um procedimento de verificação do processo de novos produtos e alteração de novos componentes, para comprovar as características de capacidade e performance final do equipamento, máquinas e/ou sistemas. Basicamente é validação de um Processo e/ou Produto através de experimentos e testes práticos.

Como o try-out é um teste e dele se espera tirar o maior número de informações a respeito do processo, convém que ele seja feito em condições bastante controladas, o que implica em realizá-lo em máquinas que estejam em bom estado de conservação e apresentem todos os recursos necessários para o correto funcionamento. O try-out é uma das etapas mais importantes no ciclo de vida do produto, sendo possível afirmar que se for feito corretamente, é possível obter-se uma produção sem maiores problemas, porém se o mesmo não for feito de forma criteriosa, muito provavelmente durante a produção os problemas surgirão e as consequências certamente serão mais graves e sua correção mais cara e complicada devido ao tempo para implantá-las.

AUDIT:

Metodologia usada para avaliar todas as características definidas para o produto acabado (Rastreabilidade, pintura, torques, funcional, visual e dimensional), a fim de assegurar a qualidade do produto. O Audit deve ser executado baseado nos documentos de execução do produto final (Desenho, PLCO, FO, PPAP e etc.).

8D:

Metodologia adotada pela Meritor para tomada de ação corretiva/preventiva na solução de problemas, consistindo de 8 passos ou disciplinas.

O 8D é basicamente uma ferramenta para a solução de problemas que visa a identificar e tratar de forma eficaz problemas recorrentes, ou seja, consiste em uma ferramenta com 8 passos ou disciplinas a serem seguidas para tratar um problema para que ele não volte a ocorrer. O foco da ferramenta é identificar a causa raiz do problema detectado, planejar uma correção à curto prazo (incluindo ações imediatas e de contenção) e implementar de fato uma solução a longo prazo (ações corretivas) para evitar que o problema ocorra novamente no futuro.


#QUALIDADE #MELHORIACONTÍNUA #EIXOS #DIFERENCIAIS

183 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube

Meritor do Brasil Rua João Batista 825 - Centro, Osasco-SP Mapa

© 2020 Meritor do Brasil - 

Todos os direitos reservados