Buscar
  • Meritor

A importância do povo negro no Brasil

Por Marcelo Santana, analista de Vendas de Aftermarket da Meritor América do Sul


Em 2011 foi sancionada a lei que institui oficialmente a data de 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Cada estado ou cidade precisa aprovar uma lei regulamentando o feriado cujo objetivo é fazer uma reflexão sobre a história do povo negro. Até 2019, aproximadamente 1.260 dos mais de cinco mil municípios do Brasil decretaram o feriado.


Apesar de ainda existir uma baixa adesão entre os municípios e ser um feriado relativamente recente, os movimentos negros e o olhar da sociedade sobre as questões raciais ganham cada vez mais a sua devida importância. Neste sentido, nós da Meritor nos vemos integrados a este momento histórico de reconhecimento da emergência sobre as discussões de pautas que envolvam a diversidade.


O Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes. De acordo com o IBGE mais da metade (56%) da população se autodeclara preto ou pardo. O país se desenvolveu por cerca de 300 anos sob um sistema escravocrata e, infelizmente, os efeitos desta história ainda refletem nos dias atuais. Para mudar este cenário que desagua em preconceitos e desigualdades existem mecanismos e iniciativas tanto por parte do poder público, como a lei 7.716 que em termos gerais declara o racismos e injúria racial como crime, quanto por empresas privadas que adotam políticas de inclusão e apoio à pluralidade.


Acompanhamos neste ano, mesmo em meio à pandemia, o movimento do #VidasNegrasImportam (#BlackLivesMatter) que se iniciou nos EUA e se espalhou pelo mundo. As vozes que juntas ecoavam pelas ruas e redes socais caminhavam no mesmo sentido: todos contra o racismo!


Olhando para a sociedade como um todo, sabemos que os desafios são grandes, mas não temos dúvidas que juntos podemos ser cada vez mais iguais, respeitando as diferenças. Devemos nesta data celebrar celebrar os Quilombos, o samba, as religiões de matriz africanas e toda a cultura que o povo negro compartilha e forma parte do DNA do Brasil. Devemos celebrar o povo negro e sua história. Devemos celebrar a diversidade.


#diversidade #vidasnegras #pluralidade #movimento

267 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube

Meritor do Brasil Rua João Batista 825 - Centro, Osasco-SP Mapa

© 2020 Meritor do Brasil - 

Todos os direitos reservados