Buscar
  • Nicole Soffner

Como ser um aliado LGBTQIA+


Você sabia que em Junho comemoramos o mês do Orgulho LGBTQIA+? Eu me chamo Nicole Soffner, trabalho no marketing da Meritor Brasil, sou da comunidade e me identifico como uma mulher lésbica. Convido você a aprender um pouco mais sobre a nossa comunidade e como ser um aliado da causa LGBTQIA+.


Mas Nicole, como assim aliado? Bom, vamos por partes. Para você ser um aliado, basta apoiar a causa. E você não precisa ser da comunidade. Ou seja, não importa sua orientação sexual, basta apoiar, se importar e reconhecer as desvantagens de minorias. Aliados são pessoas que reconhecem as desvantagens destas minorias e trabalham para que suas causas sejam incluídas em seus meios sociais e profissionais.


Aliados no ambiente de trabalho fazem com que nós, LGBTQIA+, nos sintamos cada vez mais inclusos no mesmo, facilitando e ampliando a nossa performance e, por consequência, a performance geral. O ambiente se torna mais atrativo e agradável para a realização de nossas atividades. Agora, como assim performance? Vamos pensar em um exemplo prático e um tanto quanto simples.


Ser um aliado LGBTQIA+ é não só ser a torcida deste time, mas também é ser um facilitador deste tema no dia a dia, é ser um ponto de aceitação e segurança para o seu colega LGBTQIA+. Um local seguro em que ele possa ser quem ele é, sem ter medo de perder seu emprego. Ser um aliado é também entender que todos nós estamos evoluindo a cada segundo e que todo dia é uma oportunidade de aprender mais sobre o tema; é saber que talvez você não conheça a verdade sobre um assunto e usar isso para dar palco a temáticas que outras pessoas também não saibam.


Muitas vezes tabus culturais surgem por conta da falta de informação, isso vem da natureza do ser humano. Nós não gostamos muito do desconhecido, portanto os aliados tem uma atuação extremamente importante para que, juntos, a gente ultrapasse as barreiras das mentiras e desinformação, sempre com o intuito de educar.

Ser aliado, acima de tudo, é lutar para que todos possam conquistar seu espaço, mesmo com as nossas diferenças, para que possamos juntos criar uma cultura de trabalho diversificada, justa e acolhedora para todos.


Então, aqui vão algumas dicas de como colocar tudo isso em prática:


· Tenha empatia com o próximo: escute, absorva e entenda o lado do outro; lembre-se que as histórias de vidas podem ser diversas e quando isso acontece traz diferentes perspectivas; esteja preparado para sempre aprender mais do que ensinar.

· Estude sobre o tema: não espere que o seu colega te ensine tudo sobre a causa. Busque, pesquise e compartilhe com outras pessoas que não pertencem ao espectro.

· Se você não souber, pergunte: principalmente quando falamos sobre nossos queridos transgêneros, pergunte como aquela pessoa gostaria de ser chamada ou identificada. Não assuma conclusões, simplesmente pergunte.

· Mostre o seu apoio: se você tem um parceiro de trabalho LGBTQIA+ e gostaria de sinalizar que ele pode contar com você, utilize de assuntos ou imagens que transpareçam isso. Por exemplo, um adesivo com a bandeira LGBT ou outros artigos visuais.

· Seja participativo: participe de programas e atividades relacionadas à cultura LGBTQIA+, dê a importância que eles merecem.

· Ajude no combate a assédios sexuais e morais, denunciando no nosso canal de ética Ethics.Helpline@Meritor.com eventuais violações.

· Cuidado com as piadas: se ela ofende ou diminui alguém, além de preconceituosa, pode estimular a discriminação, além de todo o constrangimento que o alvo da piada poderá sentir;

· Evite os apelidos pejorativos: opte sempre pelo nome da pessoa ou uma forma curta dele;

· Respeito acima de tudo: não duvide da capacidade do colega de trabalho por conta de seu gênero, cor, classe social ou sexualidade. De novo, diferentes formas de pensar trazem inovação nos processos da empresa;

· Incentive sua equipe a sempre buscar formas de melhorar o relacionamento entre todos.

Um ambiente de trabalho inclusivo, saudável e integrado é um direito de todos e se constrói com a colaboração, respeito e consciência de cada um. Faça sua parte e seja a diferença. Juntos nós evoluímos cada vez mais para um mundo de aceitação e desenvolvimento para todos.



Referências utilizadas

https://www.promoview.com.br/categoria/geral/skol-destaca-a-importancia-dos-aliados-a-causa-lgbt-em-dia-do-orgulho.html

https://blog.runrun.it/allyship/

https://www.jll.com.br/content/dam/jll-com/documents/pdf/company-information/Atitudes-Inclusivas-10-02-2020-.pdf

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo